Tratamentos, Dependência Química, Álcool e Drogas, Saúde Mental

A dependência química é uma doença física, mental, espiritual, emocional e comportamental sendo considerada como uma doença crônica e progressiva. 

Uma vez dependente pessoa passa a ter um desejo incontrolável de consumir álcool e outras drogas se tornando necessário para o seu dia-a-dia. Embora cada droga produza efeitos físicos distintos, todas as substâncias químicas podem alterar permanentemente o funcionamento do cérebro e a personalidade do dependente químico.

A dependência química em si não é o único problema, existem diversos fatores que o impulsionaram ao consumo de álcool e outras drogas, como problemas familiares, emocionais, sentimentais, psicológicos, profissionais e também o meio social e cultural que está inserido.

O transtorno mental é a alteração do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa em diversos aspectos de sua vida, tais como: família, vida social, meio profissional, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral.

Transtornos mentais como a ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, dependência química, demência e esquizofrenia, podem afetar qualquer época da sua vida. Na realidade, elas podem causa mais sofrimento e incapacidade que diversos problemas de saúde.

Podemos então afirmar que os transtornos mentais não têm uma causa específica, mas que são formados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.

Os transtornos mentais são tratáveis e responde favoravelmente ao tratamento médico e outros tratamentos, como tantas outras doenças. O problema da doença mental é que o preconceito pode dificultar a busca de ajuda pela pessoa que sofre e também atrapalhar para que outros auxiliem.

Os transtornos mentais são tratados, de uma maneira geral, com a associação de meios psicológicos e medicamentos. Algumas condições não requerem o uso de medicamentos e são tratados apenas por meios psicológicos e terapêuticos. 

Caberá ao profissional que faz o diagnóstico ao ter o primeiro contato com o paciente, fazer a indicação de que recursos serão necessários para a recuperação da saúde mental de cada pessoa.

 Central Multiajuda | Clínicas Central MultiAjuda

© Clínicas Central MultiAjuda

 Todos os direitos reservados.

Núcleos de Tratamento

Núcleos de Tratamento

Fechar Menu